Design é igual a soma de Artes Plásticas mais Artes Industriais. Como unir isso dentro da empresa?

A afirmação de que “design é igual a soma de Artes Plásticas mais Artes Industriais” é uma simplificação, mas destaca a ideia de que o design é uma disciplina que incorpora elementos artísticos e industriais para criar produtos, serviços e experiências esteticamente agradáveis e funcionais. A integração dessas duas abordagens dentro de uma empresa pode ser alcançada através de várias etapas:

1. Compreensão da essência do design:
    • Eduque sua equipe e líderes sobre o que é design, suas diferentes vertentes (como design gráfico, design de produto, design de experiência do usuário, etc.) e como ele pode contribuir para o sucesso da empresa.
  2. Cultura organizacional:
    • Desenvolva uma cultura que valorize o design como parte integrante do processo de desenvolvimento de produtos e serviços. Isso inclui a promoção da criatividade, da experimentação e da inovação.
  3. Equipe de design:
    • Contrate designers qualificados que tenham experiência tanto em artes plásticas quanto em artes industriais. Eles devem ser capazes de combinar habilidades estéticas com conhecimento técnico.
  4. Colaboração interdisciplinar:
    • Encoraje a colaboração entre diferentes departamentos, como design, engenharia, marketing e produção. A interação entre essas áreas pode resultar em soluções mais completas e equilibradas.
  5. Processo de design centrado no usuário:
    • Adote uma abordagem centrada no usuário em todo o processo de design. Isso significa que os produtos e serviços devem ser projetados considerando as necessidades e desejos dos usuários.
  6. Pesquisa de mercado:
    • Realize pesquisas de mercado para entender as tendências e preferências dos consumidores. Isso ajudará a direcionar o processo de design e a garantir que os produtos atendam às demandas do mercado.
  7. Prototipagem e iteração:
    • Incentive a prototipagem rápida e a iteração. Isso permite que a equipe de design experimente diferentes ideias e faça ajustes com base no feedback antes do lançamento final.
  8. Design sustentável:
    • Considere a sustentabilidade em todo o processo de design, desde a escolha de materiais até a produção e o descarte. O design sustentável é uma parte importante das artes industriais modernas.
  9. Avaliação de resultados:
    • Meça os resultados do design, não apenas em termos de estética, mas também em termos de impacto nos negócios, satisfação do cliente e outros indicadores relevantes.
  10. Investimento em tecnologia:
    • Utilize ferramentas e tecnologias avançadas de design, como software de modelagem 3D, realidade virtual e inteligência artificial, para aprimorar a eficiência e a qualidade do processo de design.

Ao unir as abordagens das artes plásticas e das artes industriais em sua empresa, você pode criar produtos e serviços que se destacam no mercado, combinando estética e funcionalidade de forma harmoniosa. Essa abordagem integrada pode ser um diferencial competitivo valioso.